Comunidade muçulmana de Toledo |
Endereço: Avenida Senador Attílio Fontana, nº 4952. Centro. Toledo - Paraná.
Fone: Ø
Blog: Ø
Facebook: clique aqui
HISTÓRIA:
A comunidade muçulmana da cidade de Toledo, cuja população é de aproximadamente 134 mil habitantes, começou a organizar-se em 2014, porém ainda não possui uma Mussala própria para reuniões e orações em congregação.
Atualmente, as reuniões e festividades islâmicas são feitas em uma Associação de Moradores, próxima à residência do senhor El Hadji Diakhate, vindo do Senegal, com mestrado em Ciências Contábeis em Londres e a principal liderança da comunidade local. Segundo El Hadji, para fazer as orações em congregação, é preciso ir à Mussala de Cascavel, cidade vizinha a Toledo.
Aos domingos, a comunidade de Toledo se reúne nas casas de algum dos membros para fazer a leitura coletiva do Nobre Alcorão.
A comunidade muçulmana toledana é composta principalmente por imigrantes vindos do Senegal (cerca de 90 pessoas), de Bangladesh, Guiné e Egito.
A maioria dos senegaleses trabalha nos frigoríficos da BR Foods (Sadia) e a maioria dos bengaleses trabalha na indústria têxtil Fiasul, além de alguns que trabalham na construção civil e no comércio ambulante.
No começo, a vida e a adaptação foram difíceis para alguns deles, os quais chegaram inclusive a morar em um albergue noturno mantido por entidade kardecista da cidade e a se proteger do frio com roupas, calçados e cobertores arrecadados em uma campanha de doações promovida por amigos cristãos brasileiros em alguns bairros e em outra campanha feita pela Diocese de Toledo. Apesar disso, como as condições de vida na cidade são melhores, a maioria não pensa em retornar aos seus países de origem e, com uma situação econômica mais estável, muitos planejam trazer suas famílias para morar no Brasil.
No mais recente "Mutirão do Estrangeiro", promovido pela Prefeitura da cidade, verificou-se que 95% dos imigrantes está em situação jurídica regular no Brasil.
A integração dos muçulmanos à vida da cidade já pode ser observada na participação de partidas amistosas de futebol, promovidas pela Associação Cultural e Recreativa Ouro e Prata, e nas atividades da "Indústria do Conhecimento", que oferece cursos de português, de informática e acesso à biblioteca local.
Em novembro, os muçulmanos vindos do Senegal preparam e organizam a Grande Festa de Touba, em homenagem ao Sheikh Ahmadou Bamba (1853-1927), líder espiritual muçulmano senegalês. O "Grand Magal de Touba" é comemorado pelos senegaleses no mundo inteiro em agradecimento a Deus (SWT) e neste dia é usado o tradicional traje denominado "kaftan".
Fontes: El Hadji Diakhate, Gazeta de Toledo e Jornal do Oeste.
Reunião em preparação à Grande Festa de Touba |
Leitura comunitária do Nobre Alcorão |
Em partida amistosa de futebol |
Grande Festa de Touba realizada na Associação Esportiva e Recreativa Sadia em 2014 Crédito desta foto: jornal Gazeta de Toledo |
JAZAKALLAHU, MASHA Allah.
ResponderExcluir